Barreirinhas-Ma
Barreirinhas é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população foi estimada em 63.991 habitantes, conforme dados do IBGE de 2021, sendo o vigésimo mais populoso do estado.

O município é conhecido como “Portal dos Lençóis maranhenses” pelo fato de abrigar o Parque nacional dos lençóis maranhenses, região turística que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como “Deserto Brasileiro”.

História
A região atualmente ocupada pelo município foi habitada pela etnias indígenas dos tapuios e caetés. Os caetés habitavam a região das areias próximo à foz do Rio Preguiças. No século XVIII, foi instalada a fazenda Santo Inácio, que pertencia à Companhia de Jesus. Após a expulsão dos jesuítas, a fazenda passou para o controle de vários senhores de engenho.

Em 1849, o governo imperial construiu uma ponte sobre o rio Mocambo, na estrada que vinha da comarca de Campo Maior, no Piauí, à de Brejo, no Maranhão, e desta à de Icatu. As boas pastagens para a criação de gado e terras próprias para a lavoura nas margens do rio Mocambo deram origem à afluência de pessoas para aqueles lugares e à fundação de pequenos povoados.

Em 1835, houve a abertura de uma estrada entre São Bernardo do Parnaíba (atual São Bernardo) e São José do Periá (atual Humberto de Campos), que interligava férteis regiões da bacia do rio Preguiças, favorecendo o surgimento de povoados.

Em 1858, foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Barreirinhas.

Com a Lei Provincial n° 951, de 14 de julho de 1871, Barreirinhas foi elevada à categoria de vila, sendo desmembrada do município de Tutóia e formada por partes dos territórios de Tutóia, Brejo, Miritiba (hoje Humberto de Campos) e São Bernardo.

Foi elevada à condição de cidade em 1938.

A partir da década de 1960, a Petrobrás realizou pesquisas sobre a viabilidade econômica de exploração de petróleo e gás natural na região, tornando o campo de dunas conhecido pela imprensa nacional.

Em 1981, foi criado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Deixe sua avaliação post